Todas as pessoas necessitam de atividades físicas para o seu desenvolvimento, tanto no aspecto biológico quanto para o conhecimento do corpo. Na escola as crianças precisam ser estimuladas a se movimentar e motivadas a gostar das atividades físicas, possibilitando que estas se tornem parte integrante do seu cotidiano trazendo melhorias em todas as etapas da vida, evitando assim a obesidade e o sedentarismo. Após avaliar o índice de massa corporal dos alunos para o curso de Educação Alimentar Nutricional, foi constatado através dos resultados que a minoria estava dentro do peso normal para a idade, por isso os alunos do terceiro ano realizaram atividades com foco na importância da atividade física aliada a uma boa alimentação para a manutenção da saúde. Eles conheceram as partes do corpo e tiveram noções básicas do funcionamento do organismo durante a prática dos exercícios, compreenderam o que é o IMC, e quais os riscos de estarem fora do peso ideal, reconheceram a importância de uma alimentação saudável para o fornecimento de energia para o corpo e participaram de diversos jogos, brincadeiras e circuitos que poderão ser praticados em casa para se manter longe do sedentarismo.
Mensagem
"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem."
Mario Quintana
quinta-feira, 17 de novembro de 2016
terça-feira, 15 de novembro de 2016
Colheita orgânica - atividade da turma do 7º ano
Um pouco mais de um mês após o resgate da horta e plantio de algumas hortaliças, os alunos da E. E. B. Professora Julieta Lentz Puerta já vivenciaram o sabor da primeira tuberosa colhida na horta da escola na refeição do almoço: a beterraba. Além de realizarem neste mês o transplante das folhosas desenvolvendo a pratica da semeadura em local definitivo. Esse trabalho está sendo desenvolvido nas aulas da professora Elisa Mocelin, com turma do 7º ano.
Atividade de musicalidade e ritmos através do CUP SONG e flauta - turma do 6º ano
Brincadeira que fez grande sucesso nos Estados Unidos graças ao filme Pitch Perfect, o cup song consiste na repercussão de uma música utilizando apenas o som da boca e do copo batendo sobre uma mesa.
Além de belas performances, existem vídeos tutoriais que explicam o processo que envolve a interação entre o movimento dos copos, batuques, palmas e letra. A cantora Anna Kendrick produziu um simpático vídeo no qual mostra o passo a passo de maneira didática e se encontra no youtube.
Diante disso o professor Joel, responsável pelas aulas de música da escola, produziu uma atividade de copos e juntou com a flauta que ele utiliza nas aulas, fez uma adaptação de algumas notas da música original com os copos e introduziu a flauta junto com o ritmo da música.
No cup song usa-se apenas a criatividade e os sons que nossa boca é capaz de reproduzir, traz inúmeros benefícios ao corpo, podemos destacar que com essa atividade o professor trabalhou ritmo, percepção, coordenação motora fina e muita concentração.
Vídeo disponível no Facebook.
A sexualidade e o adolescente - atividade da turma do 5º ano
Essa atividade foi desenvolvida pela turma do 5º ano, nas aulas da professora Beatriz.
“A SEXUALIDADE E O ADOLESCENTE”
”A sexualidade é uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade; que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; ela influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental.”
(O.M.S. - Organização Mundial de Saúde)
Justificativa:
A sexualidade deve ser considerada em suas múltiplas formas de manifestação tais como desejo, prazer, medo, amor, paixão e sensibilidade, além da atividade reprodutiva. Apesar da diversidade de informações acerca dos temas ligados à sexualidade, percebemos na comunidade escolar uma deficiência no ensino destes temas, considerando que nos últimos anos os jovens estão iniciando a vida sexual cada vez mais cedo e que tem sido crescente, nestas instituições, o número de adolescentes infectados por doenças sexualmente transmissíveis bem como de gravidez indesejada, por falta de esclarecimento. Visando uma mudança de postura das questões relacionadas, as aulas de orientação sexual significam uma possibilidade de quebra de tabus tornando-se a maneira mais eficaz de combater doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, preconceitos e etc.
Observou-se na turma do 5º ano, que devido à fase de transformação que estão vivendo, existe um constante interesse entre os alunos por temas ligados a sexualidade e que a maior parte deles, principalmente os meninos, buscavam na internet, nas revistas e vídeos não apropriados, em outros adolescentes, e nos relacionamentos afetivos uma resposta para inúmeras perguntas referentes ao desenvolvimento biológico e sexual, que são inerentes a esta fase da vida.
Objetivo:
Desenvolver nos alunos a consciência e a responsabilidade quanto à vida sexual, o respeito e o amor próprio, quebrando tabus criados ao longo do tempo em relação ao tema ligado a sexualidade proporcionando momentos de estudos e pesquisas sobre o mesmo, como também os sistemas da reprodução humana, masculino e feminino.
Áreas do conhecimento:
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Artes.
Personagens do folclore - atividade da turma do 4º ano
Nas aulas de Literatura, orientados pela professora Leila, os alunos do 4º ano desenvolveram diversas atividades relacionadas ao tema Folclore. Conheceram a origem, importância e significado do folclore, bem como os
diferentes contos e seus personagens, festas, comidas e bebidas típicas de cada
região brasileira. Foram lidas histórias e lendas, charadinhas e ditados populares. Os
alunos produziram textos e ilustrações com os personagens do folclore e fizeram
atividades de interpretação textual. Para finalizar, foram produzidos cartazes com as características dos personagens mais conhecidos e assistidos a vídeos que contam suas histórias.
O leão e o ratinho - atividade da turma do 2º ano.
Os alunos do 2º ano, sob a orientação das professoras Eda e Denyse, trabalharam a fábula “O leão e o ratinho”, com o objetivo de refletir sobre valores, como respeito, compreensão, amizade, responsabilidade, entre outros. Os alunos leram a fábula, realizaram atividades de reflexão sobre a importância de fazer o bem e tratar as pessoas bem. Em seguida, fizeram atividades referentes ao texto, interpretação oral e escrita e produções de frases. Depois confeccionaram os personagens da fábula, o leão e o ratinho e, utilizarão esses personagens para produzir diálogos.
Assinar:
Postagens (Atom)