Mensagem



"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem."

Mario Quintana


segunda-feira, 27 de novembro de 2017

"CORDEL E XILOGRAVURA, A UNIÃO” - atividade desenvolvida pela turma do 5º ano no mês de novembro.

No mês de novembro, os alunos do 5º ano estudaram a origem da Literatura de Cordel, o início do uso da Xilogravura como elemento ilustrativo das capas, os estilos de arte envolvidos ou usados como base da elaboração das Xilogravuras no Cordel. A união entre Cordel e Xilogravura, representa um importante legado do imaginário popular e para que o Cordel tivesse uma aparência mais atraente os cordelistas começaram a fazer ilustrações com Xilogravuras.
Após os estudos e pesquisas realizadas, os alunos produziram em duplas nas aulas de Literatura, versos de Cordel e nas aulas de Arte, fizeram as ilustrações com xilogravuras relacionadas aos temas escolhidos.
A atividade foi coordenada pelas professoras Estelamar (Arte), Leila (Literatura) e Beatriz (Regente).
Cordel – poesia popular escrita de forma rimada, que trata de assuntos do cotidiano, variando entre a crítica social e política e assuntos de teor picante e cômico, bem como ao gosto popular. Impressas em folhetos rústicos e simples e expostos em barbantes e cordas.
            Xilogravura – gravura de imagem, processo de incisão (riscar, gravar), sobre uma superfície ou material que se tornará a matriz da gravura. Consiste na transferência da imagem da matriz para outro tipo de suporte, como papel, tecido e outros. É a técnica mais antiga, utilizada para produzir gravuras.




A Galinha Vermelhinha - atividade desenvolvida pela turma do 2º ano no mês de novembro.



A atividade “Como nascem os Pintinhos?”, trabalhada de forma interdisciplinar, encerrou-se com a apresentação dos  alunos do 2º ano com a  dramatização da história “A Galinhazinha Vermelhinha”, uma versão da Galinha Ruiva.

Professora:  Marcia Borsoi



Construindo histórias - atividade desenvolvida pela turma do Pré no mês de novembro.

Usar a imaginação e trabalhar em equipe juntaram uma experiência incrível!

            Nesta atividade os alunos do Pré realizaram a construção de pequenas histórias divididas em cenas, para posteriormente apresentar aos demais colegas utilizando a televisão como recurso didático!
            A experiência foi incrível e os resultados muito gratificantes! Todos colaboraram e participaram desde o momento da escolha do tema, até a conclusão com a contação da história.
            Através desta atividade foi possível desenvolver a linguagem oral e escrita, a criatividade, a responsabilidade, a concentração além de outras diversas habilidades.

            O trabalho realizado partiu de uma ideia que surgiu durante a realização do curso PNAIC, onde as professoras receberam orientações para trabalhar com a televisão de caixa de papelão como um recurso didático.

Chapeuzinho Redondo - atividade desenvolvida pela turma do 3º ano no mês de novembro.


No mês de novembro os alunos do 3º ano foram responsáveis por um dos momentos culturais, no qual apresentaram, em forma de teatro, a história Chapeuzinho Redondo, um reconto do conto Chapeuzinho Vermelho, escrito pelo autor Geoffroy de Pennart.
Esta é a história de uma menina que usa um chapéu vermelho e precisa visitar a sua vovozinha para levar uma cesta de comida, sendo proibida pela mãe de entrar na floresta por causa do Lobo Mau. Mas os personagens mudaram um pouco desde a primeira versão de Chapeuzinho Vermelho. Chapeuzinho Redondo não é exatamente a vítima dócil e indefesa que corre o risco de ser comida pelo lobo mau. Ela é até um pouco atrevida. Já a Vovó é moderna e jovem. Será que o lobo, que não é tão feroz e malvado quanto se imagina, vai se dar bem neste reconto?

            A atividade foi coordenada pelas professoras Beatriz e Liciane.