Mensagem



"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem."

Mario Quintana


sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Macaxeira, aipim e mandioca será tudo a mesma coisa? - atividade desenvolvida pela turma do 7º ano durante o mês de agosto/2018.


Para intensificar o estudo das plantas a turma do sétimo ano realizou uma pesquisa que foi devidamente registrada no caderno com o tema: macaxeira, aipim, mandioca será tudo a mesma coisa? Onde foi possível conhecer desde sua origem histórica, folclórica até o cultivo.  Nas fotos abaixo é possível observar as primeiras práticas que já foram realizadas na horta escolar.

Professores que realizaram a atividade: Nédio Baruffi Junior, Elisa Mocelin Toigo


João e Maria - atividade desenvolvida pela turma do 6º ano durante o mês de agosto.


Com o objetivo de apreciar e ter a atenção dos alunos nos momentos de contação de histórias e saber organizar suas atividades nas aulas desenvolvendo a criatividade e o prazer pela leitura. Trabalhamos em Literatura o conto  de João e Maria.
João e Maria um conto que relata as aventuras de dois irmãos, perdidos na floresta filhos de um pobre lenhador, e sua segunda esposa. Começou a faltar alimento em sua casa fazendo com que sua madrasta tivesse a ideia de largar eles na floresta para que morressem de fome...
Primeira noite eles voltaram por conta da esperteza de João, mas na segunda noite não tiveram a mesma sorte, pois as migalhas de pão que João havia largado pelo caminho os pássaros haviam comido e não tiveram como voltar para casa, então ficaram perdidos até encontrar uma casa maravilhosa com coisas que qualquer criança fica encantada.
Mas eles não imaginavam que ali se escondia o pior dos pesadelos era a casa da bruxa aquela que usava uma casa de doces para atrair crianças depois de engorda-las para depois come-las.
Mas a história não termina por aqui...

Situações problema - atividade desenvolvida pela turma do 5º ano durante o mês de agosto/2018.


       Situações problema - professora Silvana.

      Trabalhamos situações problemas elaborados em sala de aula envolvendo a laranja. Foram levadas diferentes variedades de laranjas cultivadas na região sul. As mesmas foram levadas pela professora e alguns alunos. O objetivo dessa atividade foi trabalhar através de atividades práticas, procurando priorizar apenas as variedades de laranjas encontradas em nossa região, oportunizando os alunos a trabalharem através da socialização para praticarem as quatro operações matemáticas participando na elaboração da atividade.
a- A Professora partiu ao meio uma laranja sanguinária para vermos a quantidade de sementes. Em uma das metades havia cinco sementes grandes e uma pequena. Na outra metade havia duas sementes grandes e duas pequenas. Agora represente a quantidade de sementes em frações. Faça o cálculo da quantidade de sementes da laranja sanguinária obtivemos no total?
b-  A professora Silvana partiu ao meio um dos xinxins levados pela aluna Eloíza. Obteve duas sementes, uma de cada metade. Qual das laranjas obteve o maior número de sementes? A primeira (sanguinária) ou a segunda (xinxim)? Identifique qual fração conseguimos obter?
c-  Após partir ao meio a laranja sanguinária, o xinxim. A professora também partiu ao meio a laranja de umbigo, nela havia doze gomos, na sanguinária havia nove gomos e no xinxim sete gomos. Qual laranja possui mais gomos? Qual possui menos? Qual é o total de gomos juntando as três laranjas?
d-  Na sequência a professora partiu ao meio uma laranja comum. Nela havia uma semente pequena e duas Grandes. Represente a fração correspondente. Desenhe e pinte para identificar a fração.
e-  A professora repetiu a mesma coisa com uma laranja comum cortando- ao meio. Realizou com os alunos a contagem dos gomos e das sementes. O total de sementes foi quatro e onze a contagem dos gomos. Já a laranja do céu tinha quatorze sementes e dez gomos. Agora escreva qual laranja possui mais gomos e qual possui mais sementes. 


Folclore - atividade desenvolvida pela turma do 4º ano durante o mês de agosto/2018.


O folclore é um instrumento de valorização da cultura popular como elemento fundamental na constituição da identidade brasileira. Por intermédio de suas lendas, brincadeiras, cantigas, provérbios, crendices, o folclore propicia o aprendizado da escrita e leitura como prática social de forma lúdica e prazerosa.
Com o objetivo de conhecer as principais lendas do folclore brasileiro, os alunos do 4º ano da EEB Professora Julieta Lentz Puerta, no mês de agosto, desenvolveram atividades orais e escritas nas aulas de Literatura, orientados pela professora Lilian e pela professora regente Beatriz. Uma das atividades desenvolvida, foi a dramatização da lenda da Iara, realizada pelos alunos Andressa e Kaiqui.
Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou”. (Marcelo Xavier)



                                        


Projeto de pesquisa "Araçá" - atividade desenvolvida pela turma do 4º ano durante o mês de agosto/2018.



No dia 29/08/2018, com a orientação da professora regente Beatriz, os alunos Andressa, Guilherme e Vinicius do 4º ano, representando a escola EEB Professora Julieta Lentz Puerta e os alunos da turma, apresentaram o Projeto de Pesquisa “Araçá” na X Mostra Científica Regional Verde é Vida, desenvolvida pelo Programa de Ação Socioambiental da Afubra, na cidade de Luzerna. A pesquisa foi realizada e orientada pelos professores da escola. Todos os alunos da turma estão de Parabéns pelo envolvimento, motivação e participação na realização de todas as atividades.





Nosso Dinheiro - atividade desenvolvida pela turma do 3º ano durante o mês de agosto/2018.


Na turma do 3º ano, neste mês, juntamente com a professora Ivanete, foi trabalhado o Sistema Monetário. A matemática ensinada na escola deve trabalhar com o nosso sistema, devido à importância e utilidade no nosso dia a dia; aprendemos também:
·      -  As primeiras notas eram escritas a mão;
·      -  Cada país hoje tem seu Banco Central e sua casa de moeda;
·      -   O 1º país a utilizar a nota de papel foi a China;
·    -   No Brasil o dinheiro passou por várias mudanças, foi chamado de várias nomes: Réis, Cruzeiro, Cruzeiro Novo, Cruzeiro, Cruzeiro Real e a  que esta em vigor hoje, o Real.
·                              É importante valorizar aquilo que é patrimônio de nosso país e as crianças devem conhecer “a moeda nacional, as cédulas e as moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional”. Aos poucos irão assimilando porque trocamos moedas por objetos ou mesmo por serviços, como energia, água e aluguel ou prestação da casa própria.



 


Respeito à inclusão - atividade desenvolvida pela turma do 2º ano durante o mês de agosto/2018.

Os alunos do 2º ano, na matéria de Filosofia com a professora Liciane Bulgarelli, trabalharam sobre o respeito à inclusão, dessa forma foi realizada uma atividade de recorte, onde se formou um boneco, através desse foi explicado que não nascemos iguais e assim se deve se respeitar a todos.


Erva-mate - atividade desenvolvida pela turma do 1º ano durante o mês de agosto/2018.


Durante o mês de Agosto, os alunos do 1º ano, nas aulas da professora regente Ivanete, Literatura e História Local, trabalharam sobre a planta erva-mate. Os alunos conheceram as partes da planta, suas funções, quais são os benefícios para o ser humano, de que maneira as plantas se alimentam, como acontece a fotossíntese e o processo da clorofila, bem como as várias pigmentações encontradas na natureza.  As atividades tiveram o intuito de fazer com que os alunos compreendessem que nós vivemos em constante harmonia, temos um ciclo de vida semelhante, devemos respeitar as plantas e a natureza num geral para que possamos ter uma qualidade de vida agora e, para às vidas futuras.



Concurso de Oratória da JCI - atividade desenvolvida pela turma do 9º ano durante o mês de junho/2018.


A convite da JCI Joaçaba Herval D’Oeste e Luzerna, as escolas públicas de âmbito Municipal e Estadual, tiveram a oportunidade de participar mais um ano, o projeto a nível nacional da JCI: Oratória nas Escolas.
Primeiramente, os membros juniores tiveram contato com as escolas, explicando o tema, o formato do concurso e suas diretrizes, neste processo doze das quatorze escolas convidadas aderiram ao projeto, e juntamente com a JCI prepararam os alunos do nono ano dos colégios.
Neste ano o projeto Oratória nas Escolas 2018, contava com um tema desafiador, que era sobre a Hanseníase, exigindo uma dedicação ainda maior, por parte dos membros da JCI, dos professores, diretores e toda a equipe do colégio, e principalmente dos alunos!
Cada colégio, ao final do processo interno, elegeu um representante para a disputa da grande final dos três municípios.
Os finalistas eleitos tiveram um treinamento promovido pelos membros da JCI no dia 09/06/2018, oportunizando os alunos a aprimorarem seus textos e suas técnicas.
O evento final aconteceu dia 18/06 no auditório Afonso Dresch, localizado no Campus I da UNOESC Joaçaba, o qual teve início as 8h30.
A aluna Francine Schumacher que representou a Escola de Educação Básica Professora Julieta Lentz Puerta apresentou o texto da sua colega Sabrina Ficagna, ficando em nono lugar. A competição foi acirrada, a diferença entre os colocados foi mínima.
"A expectativa para o dia da apresentação do texto era enorme. Eu fiquei feliz com a minha colocação e com a experiência maravilhosa que me proporcionaram. E acredito que o esforço e a dedicação é a principal forma de conseguir algum resultado positivo." -relata a aluna.

História em quadrinhos - atividade desenvolvida pela turma do 5º ano durante o mês de junho/2018.


          Trabalhamos história em quadrinhos. Nosso tema foi frutas cítricas. Foi realizada pela professora regente Madelaine a leitura” A B C no mundo de Kiwi’’ para inspirar os alunos a montarem sua própria história em quadrinhos. Os alunos foram orientados a desenharem as suas frutas preferidas, priorizando as frutas cítricas. Nessa atividade os alunos trabalharam a coordenação motora, aprimoraram seus conhecimentos sobre uma conversação utilizando as frutas como personagens.

Bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo 2018 - atividade desenvolvida pela turma do 4º ano durante o mês de julho/2018.


De forma interdisciplinar com as aulas de esportes do professor João, os alunos do quarto ano trabalharam as Bandeiras dos países da Copa 2018. Criar e perceber formas visuais implica no trabalho de utilização dos elementos visuais linha, cor, forma e textura. Nesse trabalho foram destacados os elementos visuais e principalmente a textura (é a qualidade física da superfície dos corpos significa trama, tessitura, dando aparências que apresentam uma certa regularidade, uma uniformidade, que nos permite diferenciá-la pela visão ou pelo tato).
Nessa atividade os alunos entraram em contato com a Copa do Mundo, conhecendo os países participantes e respectivamente um pouco de sua história política, econômica e esportiva. Dessa forma, o aprendizado não foi apenas conhecer a bandeira de cada país, mas conhecer um pouco mais sobre o maior evento futebolístico do mundo.
Além disso, também temos presente o exercício com as articulações dos dedos e punho, melhorando os movimentos e possibilitando melhor forma na letra do aluno. Também desenvolve a concentração e a paciência, práticas que muitas vezes percebemos em falta em nossa comunidade.


Multiplicação - atividade desenvolvida pela turma do Nivelamento II durante o mês de junho/2018.


Professora: Camila Bisinella
Turma: Nivelamento II

Como todos sabem, a tabuada de multiplicação nada mais é do que uma tabela que serve para auxiliar na multiplicação de sistemas algébricos de matemática, que deve estar na cabeça de todos os estudantes para garantir uma melhor qualidade nos aprendizados de matemática e matérias que envolvam multiplicação.
 Neste mês iniciamos os estudos da tabuada de multiplicação buscando trazer ao aluno uma forma muito mais simples de aprender,  mais prática e racional, utilizando materiais lúdicos/concretos, onde foi possível perceber as adições de parcelas iguais que constituem a multiplicação:


Textura - atividade desenvolvida pela turma do 2º ano durante o mês de junho/2018.

Durante o bimestre foi trabalhado o elemento visual "Textura", que é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma. Quando tocamos ou olhamos para um objeto  ou uma superfície sentimos se a sua pele é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso uma sensação visual ou tocável. Nas aulas de artes, com a professora Estelamar, os alunos fizeram uma releitura da obra "Bandeirinhas" do artista brasileiro Alfredo Volpi, trabalhando a coordenação motora através da confecção de bolinhas de papel crepom, coladas nas "Bandeirinhas" em forma de mosaico, usando as cores da Bandeira Nacional.

Quem sou eu? - atividade desenvolvida pela turma do 2º ano durante o mês de junho/2018.

Trabalhando produção oral e escrita através do gênero textual “Poema”


Nas aulas de Literatura, a turma do 2º ano, sob orientação da professora Liciane Dinnebier, desenvolveu o estudo do gênero textual “poema” a partir da temática “Quem sou eu?”. Os alunos realizaram a leitura e interpretação de alguns poemas, observando a estrutura deste gênero textual (versos e estrofes) e as semelhanças sonoras através das rimas, o que contribuiu para que estabelecessem a relação entre fonema e grafema.
Além dessas atividades, foi produzido coletivamente um poema intitulado “Quem somos nós?”, descrevendo características dos alunos da turma. Este foi apresentado no momento cultural apresentado pelo 2º ano no mês de junho.



QUEM SOMOS NÓS?
SOMOS O SEGUNDO ANO
VIEMOS AQUI PARA ESTUDAR,
PARA APRENDERMOS COISAS NOVAS,
LER, ESCREVER E CONTAR.

SOMOS EM ONZE ALUNOS
DE QUEM UM POUCO IREMOS FALAR

A ANA É INTELIGENTE
ELA AJUDA MUITA GENTE.

A RAQUEL É CAPRICHOSA
ELA ESTÁ SEMPRE CHEIROSA.

O LORENÇO GOSTA DE JOGAR BOLA,
PRINCIPALMENTE QUANDO ESTÁ NA ESCOLA

O VINÍCIUS É ESPERTO
FALOU EM ESTUDAR, ELE ESTÁ POR PERTO.

A ADRIANA É MUITO ORGANIZADA
NA SALA ELA NUNCA CHEGA ATRASADA.

A KIARA É ESTUDIOSA
E TAMBÉM MUITO AMOROSA.

A ANDRÉIA GOSTA DE CANTAR
PARA OS SEUS COLEGAS ANIMAR.

O MATHEUS É DEDICADO E ESFORÇADO
COM TODOS ELE É EDUCADO.

A ELEANDRA VEM PARA ESTUDAR
MAS, NO RECREIO, ELA ADORA BRINCAR.

O KAUAN TEM HABILIDADE
APRENDE TUDO COM FACILIDADE.

O MAXSUEL É BRINCALHÃO
MAS NA HORA DE ESTUDAR, PRESTA MUITA ATENÇÃO.

ESSA É A NOSSA TURMA
QUE ADORAMOS DE MONTÃO
CADA UM ESTÁ GUARDADO
DENTRO DO CORAÇÃO.