Mensagem



"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem."

Mario Quintana


quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Coletando sementes - atividade desenvolvida pela turma do 8º ano no mês de agosto.

Os alunos do 8º ano, acompanhados pela professora Leila, realizaram um passeio na casa da aluna Sabrina Ficagna, com o intuito de coletar sementes para a gincana e contribuir com a parceria da escola no Projeto Verde é vida, da Afubra. O passeio aconteceu no dia 15 de agosto, no período matutino. A turma se divertiu muito curtindo o ar puro do campo e trabalhou unida na coleta da semente de açoita-cavalo. O Sr. Antônio, avô da Sabrina, também colaborou com a coleta de sementes. O passeio foi muito produtivo e todos os alunos gostaram muito. Para finalizar, foi feita uma produção de texto relatando esse momento de descontração e aprendizado. A seguir, o texto produzido pelo aluno Andriel Ramos:

Passeio com a turma

Foi um dia bem legal, onde toda a turma colaborou  para que nosso passeio fosse muito alegre, mas principalmente teríamos que coletar sementes. O dia foi bem cansativo, mas valeu muito a pena, pois foi um dia em que todos os alunos trabalharam juntos, um ajudando ao outro, sem ocorrer nenhuma briga ou problema que a professora não conseguisse resolver.
Fomos no sítio do Seu Antônio, avô da Sabrina, aluna da nossa classe. Lá no sítio haviam várias árvores de açoita-cavalo, a tal semente que fomos coletar. Na ida da escola até lá, ganhamos carona até lá no Distrito Industrial, mas depois dali teríamos que ir caminhando até nosso destino. Já na volta de lá, tivemos que vir caminhando até a escola.

Depois daquele dia, todos os alunos começaram a ter um relacionamento melhor do que tinham antes. Espero que possamos ter mais dias como aquele, porque sinceramente foi show.

Entrevistas – atividade desenvolvida pela turma do 9º ano no mês de agosto.

Nós, alunos do 9º ano, junto com as professoras Leila e Verlaine, fizemos entrevistas com alguns moradores que vivem a mais tempo na comunidade de Nova Petrópolis, com o intuito de conhecer melhor as origens da comunidade e poder assim representá-la no desfile cívico que será realizado no dia 07 de setembro, no município de Joaçaba.
A caminho de uma destas entrevistas paramos no armazém da madeira, uma loja com um diferencial que nos chamou bastante a atenção, pois tudo o que há nesta loja é feitos de madeira: mesas, luminárias, moldes de espelho, torneiras e até mesmo um banheiro e uma cozinha toda feita de madeira.

Texto produzido pela aluna Amanda Rosseto.



Material Dourado – atividade desenvolvida pela turma do 1º ano no mês de agosto.

      Nas aulas de jogos matemáticos da professora Ana Paula os alunos do 1º ano realizaram atividades voltadas ao aprendizado da resolução de adições e subtrações. Para facilitar a aprendizagem dos educandos utilizamos como material de apoio o “material dourado”. O trabalho se iniciou com o reconhecimento do material, onde os alunos puderam manusear as peças, em seguida foram propostas algumas atividades de adição e subtração, este recurso foi utilizado com o intuito de desenvolver nos alunos a independência, confiança em si mesmos, a concentração, coordenação e ordem. Durante a realização das operações eles tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos de contagem, ordem, números e operações entres os mesmos, puderam observar os possíveis erros que cometiam ao realizar as atividades propostas.




Atitudes toscas e não toscas – atividade desenvolvida pela turma do 8º ano no mês de agosto.

A turma do 8º ano, nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura da professora Leila, leu coletivamente o livro Tosco, de Gilberto Mattje. O livro aborda diversos temas: indisciplina na escola, uso de drogas e bebidas alcoólicas, violência doméstica, entre outros. O drama vivido pelo personagem “Tosco” fez com que os alunos refletissem sobre suas atitudes, tanto no cotidiano escolar quanto na vida pessoal. Uma das atividades realizadas após a leitura foi a confecção de cartazes, momento em que os alunos foram desafiados a escrever sobre si mesmos, elencando as atitudes que consideram toscas e as que consideram não toscas.

Conhecendo as horas - atividade desenvolvida pela turma do 2º ano no mês de agosto.



       Favorecendo o desenvolvimento, criatividade, sensibilidade e imaginação através da leitura de textos poéticos, trava línguas e músicas, a turma do 2º ano, juntamente com os professores Marcia Borsoi, Joel Rosa e Varnei Barcaro, encerrou a atividade “Conhecendo as horas” com a apresentação da música O CARAMUJO E A SAÚVA, Palavra cantada - dias da semana, e o poema O RELÓGIO, de Vinicius de Morais.

"Martín y la princesa Ylady" - dica de leitura da turma do 6º ano no mês de agosto.

     No mês de agosto o 6° ano, juntamente com a professora Elaine, tem uma ótima dica de leitura de livro com o titulo ”Martín y La princesa Ylady”.O livro conta  a história de um garotinho muito corajoso que vive várias aventuras, como enfrentar dragões, jacarés, monstros, passando por lugares diferentes. Tudo isso para salvar uma linda princesa, que estava presa em uma das torres de um castelo onde ela era vigiada e protegida por um dragão.
     Este livro esta disponível na biblioteca da escola.


A invenção de Hugo Cabret - atividade desenvolvida pela turma do 7º ano no mês de agosto.



       Desenho de observação do filme assistido nas aulas de artes e artes cênicas "A invenção de Hugo Cabret", juntamente com a professora Estelamar. Esse filme se passa por volta de 1930. Depois da morte do pai, Hugo protagonista, passa a viver em uma majestosa estação de trem em Paris, onde o órfão acerta os relógios todos os dias, tem talento com engrenagens miúdas e tenta remontar peças que rouba de uma loja de brinquedos, onde o velho e deprimido cineastra "Georges Méliés" e dono veterano do teatro de variedades, levou ao cinema seus espetáculos de ilusionismo.

Por que a planta Timbaúva murcha à noite? - atividade desenvolvida pela turma do 5º ano no mês de agosto.


Os alunos do 5º ano, orientados pela professora regente Beatriz e os professores Roberto de Iniciação à Pesquisa e Verlaine de História Local, tiveram como objetivo identificar e pesquisar por que a planta “Timbaúva” murcha à noite e se existem mais plantas com essas características na região, como respiram e se alimentam, sua interação entre os seres vivos e os tipos de solo que elas se desenvolvem. Na pesquisa as atividades realizadas foram:

1 - Conceitos e experiências sobre:
  •         O Processo da Fotossíntese;
  •          Extração do Gás Oxigênio (O²), Gás Carbônico (CO²) e Sais Minerais;
  •          A função da clorofila nas plantas (extração da clorofila das folhas da planta Timbaúva);
  •         Os vasos condutores da Seiva Bruta e Seiva Elaborada;
  •          Partes das Plantas e Tipos de Solos;
  •          Tipos de Biomas;
  •         Identificação através de mapas, da região onde pode ser plantada a Timbaúva.

2 - Produção de slides e cartazes sobre o conteúdo.


Que horas são? - atividade desenvolvida pela turma do 5º ano no mês de agosto.


Identificou-se que grande parte dos alunos não reconhece como se marcam as horas e os minutos, nem como ocorre sua representação em um relógio analógico, tendo em vista o estudo de rotação e translação que os mesmos realizaram nas aulas de História Local com a professora Verlaine, surgiu a necessidade de se pesquisar como surgiram os relógios e quais tipos de relógios existem e como funcionam.
Nas pesquisas realizadas, os alunos encontraram vários tipos de relógios, mas os que mais chamaram a atenção foram a ampulheta, o relógio de sol, o analógico e o digital. Após os estudos e pesquisas, os alunos, orientados pela professora de Jogos Matemáticos Ana Paula, e auxiliada pela professora regente Beatriz e os pais dos alunos em suas casas, construíram alguns modelos para melhor compreensão de como os mesmos funcionavam.
O homem faz uso de um objeto aparentemente simples para medir o tempo, e assim, facilitar o agendamento de suas atividades e compromissos diários: o relógio. Esse instrumento sofreu modificações até chegar ao modelo que conhecemos hoje. O registro mais antigo da divisão do dia em horas vem de um relógio de Sol egípcio datado de 1.500 a. C, à época de Tutmosis III, em pedra, na forma de um T. Na idade média, a ciência e a arte dos relógios de sol foram caindo no esquecimento, sendo raros os exemplares a partir desta época. Alguns exemplos notáveis podem ser encontrados na Catedral de Chartres na França e no jardim Botânico do Rio de Janeiro. Apesar de ser uma tecnologia antiga, o relógio de sol ainda é utilizado nos dias atuais como exemplo de relógio de jardim em praias e áreas abertas.



As três partes: trabalhando com formas geométricas - atividade desenvolvida pela turma do 3º ano nos meses de junho e julho.



       Trabalhar formas geométricas se faz necessário para que o aluno faça relação com seu cotidiano, pois tudo ao seu redor tem uma forma e um contexto. O livro “As três partes” de Edson Luiz Kozminski demonstra, ludicamente, que é importante este conhecimento e junto com a história apresentada é possível fazer uma viagem pela criatividade e interatividade, com vários componentes curriculares, o que deixa o trabalho pedagógico muito mais atrativo e prazeroso. Nesse sentido, os alunos do 3º ano, orientados pelas professoras Beatriz (regente) e Estelamar (Arte), desenvolveram a partir do livro, várias atividades com obras de autores, tangram, jogos na internet, desenhos e outros, com o objetivo de distinguir as formas geométricas planas e espaciais, explorando e reconhecendo suas características.

Aprendendo com o ábaco - atividade desenvolvida pela turma do 3º ano no mês de agosto.


        O ábaco auxilia no desenvolvimento de cálculos matemáticos de maneira prazerosa e chamativa, pois as crianças se entusiasmam com o “brinquedo” pedagógico, com as cores e o formato respondendo positivamente à atividade proposta. Nesse contexto, pensando em proporcionar uma nova interpretação da matemática para os alunos do 3º ano, a professora regente Beatriz, juntamente com as professoras Ana Paula (Jogos Matemáticos), Verlaine (História Local), Liciane (Literatura) e Renata (Educação Física), orientaram os mesmos na construção do ábaco com materiais recicláveis e nas atividades realizadas em sala de aula. 
       Os objetivos da atividade foram:
  • Conhecer a história do ábaco;
  • Demonstrar a construção da dezena, da centena e do milhar;
  • Identificar as trocas de 10 unidades para 01 dezena e vice-versa, de 10 dezenas para 01 centena e vice-versa e, de 10 centenas para 01 milhar e vice-versa;
  • Resolver adições e subtrações entre números naturais;
  • Realizar a composição e decomposição dos números.