Mensagem



"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem."

Mario Quintana


segunda-feira, 11 de julho de 2016

Atividade do 5º ano: Histórias que emocionam

Histórias que emocionam

Nas aulas de Literatura do 2º bimestre, com a professora Leila, os alunos do quinto ano estudaram as obras do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Conhecidas mundialmente, as histórias dele são repletas de emoção: O patinho feio, A pequena vendedora de fósforos, O soldadinho de chumbo, O rouxinol e o imperador da China, A pequena sereia, são apenas alguns exemplos. Dentre estas, uma das histórias trabalhadas com a turma foi "O soldadinho de chumbo". Foram feitas diversas atividades e uma delas foi a produção dos bonecos: o soldadinho e a bailarina. O objetivo dessa atividade de aprendizagem é sensibilizar os alunos e fazer com que reflitam sobre a sua realidade, a sua história e os desafios que a vida nos impõe diariamente. Hans é de origem humilde, perdeu seu pai muito jovem, mas guardou dele uma lembrança preciosa: foi ele quem o apresentou ao mundo da leitura.

















Atividade do 8º ano: Reconstrução da horta escolar

RECONSTRUÇÃO DA HORTA ESCOLAR

Nas aulas de matemática e jogos matemáticos nós, alunos do 8º ano, iniciamos um projeto para reconstruir a horta da escola que estava abandonada.
Iniciamos fazendo uma planta dos canteiros que iríamos construir: cinco canteiros, com diferentes formas (quadrado, triangulo, retângulo, trapézio, etc.). Para achar as medidas exatas que cada canteiro deveria possuir, a professora Ana Paula dividiu a sala em cinco grupos, os quais criaram diferentes plantas com várias figuras, as mesmas que calculamos a área e o perímetro. Neste mesmo momento foi retirado amostra de terra de cinco lugares diferentes, para enviar para o laboratório realizar a análise do solo e identificar quais são suas defasagens.
Depois de montar as plantas fomos medir o espaço disponível para a construção da horta, para convertermos as medidas encontradas em centímetros, deixando um espaço para caminhar entre cada canteiro. Após tudo pronto, a turma realizou uma votação para eleger a melhor planta a ser colocada em prática. Para dar início aos trabalhos, primeiramente realizamos a limpeza da horta, em seguida medimos os canteiros, marcando-os com fios e estacas de madeira.
Fizemos valetas para colocar os blocos, que serão os contornos dos canteiros, que serão subdivididos em canteiros menores com litros de garrafas pet.
A horta ainda está em processo de reconstrução, nosso objetivo é plantar verduras para complementar o cardápio escolar e distribuir entre os alunos, para que possamos ter uma alimentação mais saudável também em casa.


Texto produzido pela aluna Amanda Rossetto Hetkowski.