Mensagem



"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem."

Mario Quintana


sábado, 30 de setembro de 2017

Atividades desenvolvidas nas aulas do Professor Roberto (Iniciação à Pesquisa e Jogos Matemáticos) no mês de setembro.

Alunos do 4º ano impressionados com o MICROSCÓPIO (aulas de Iniciação à Pesquisa).

As Flores da Primavera - atividade desenvolvida pela turma do 3º ano no mês de setembro.

No mês de setembro a turma do 3º ano envolveu-se na elaboração e apresentação do mural, atividade vinculada à gincana da escola.  O tema escolhido foi a primavera tendo em vista seu início nesse mês. Ele foi abordado por meio da obra de Ziraldo, “As Flores da Primavera”. Os alunos realizaram a leitura e interpretação da história; relembraram as quatro estações do ano e as características de cada uma delas; rebuscaram em suas memórias o motivo de existirem as estações do ano; e puderam conhecer uma variedade de flores, algumas desconhecidas por eles. Ainda, os alunos coloriram as imagens presentes no livro para serem expostas no mural, estudaram o texto e ensaiaram o recital de dois poemas. A apresentação ocorreu para todos os alunos da escola, contemplando a leitura do livro “As Flores da Primavera”, o recital dos poemas “As borboletas”, de Vinícius de Moraes, e “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles; e a apreciação da música clássica “Primavera”, de Vivaldi. As atividades foram coordenadas pela professora de Literatura Liciane e pela professora regente Beatriz.



Como nascem os pintinhos? - atividade desenvolvida pela turma do 2º ano no mês de setembro.

A escola tem o dever de provocar nos educandos a curiosidade, levando os à pesquisa, experimentação, formulação de hipóteses e previsão de seus resultados através de investigações cientificas.
Os alunos do segundo ano despertaram a curiosidade em saber como nascem os pintinhos. A partir desta, surgiram indagações sobre:  como ocorre o processo de desenvolvimento do zigoto até o seu nascimento? Qual a diferença entre o ovo de granja e caipira? Quais as características e curiosidades da espécie? Onde vivem? Do que se alimentam? A atividade foi desenvolvida nas aulas da Professora Marcia Borsoi.

Passeio na comunidade observando tipos de aves.






Explorando a matemática - atividade desenvolvida pela turma do Pré no mês de setembro.

Descobrindo o universo dos números, o Pré explorou, juntamente com a professora Angela, o relógio, as horas, a rotina, a imaginação! Na confecção do relógio as crianças realizaram a sua pintura, recorte e colagem dos números a partir da observação da sequência numérica, e finalizou a atividade explorando as horas que fazem parte da nossa rotina diária na escola, escolhendo e representando no relógio as suas horas preferidas, principalmente a hora do parque (às 16:15)! 

Releitura da obra Morro de Favela, de Tarsila do Amaral - atividade desenvolvida pela turma do 4º ano no mês de setembro.


Morro de Favela, obra da pintora brasileira Tarsila do Amaral, faz parte da sua fase " Pau- Brasil", quando a artista mostra uma grande exuberância de cores em seu trabalho. Nessa época a população pobre foi obrigada a ceder seu lugar na cidade para a revitalização dos centros. Essas pessoas foram empurradas para os morros, vivendo ali como marginais, sem direito as benesses do progresso, presentes nas partes ricas da cidade. Apesar disso, a artista mostra a beleza, tranquilidade e harmonia. Foi realizado a releitura dessa obra descrevendo os elementos visuais, através do desenho e pintura com os alunos do quarto ano, em função do respeito às diferenças, seja de raças, classes sociais. A atividade faz parte da Atividade de aprendizagem realizada em conjunto com os professores do 4° ano. 





Da laranja quero um gomo - atividade desenvolvida pela turma do 5º ano no mês de setembro.


Atividade interdisciplinar desenvolvida pela turma do 5º ano no mês de setembro.


           Tendo em vista a laranja ser uma fruta da nossa região e costumeiramente ser usada no cardápio da escola e muito apreciada pelos alunos e professores, surgiu durante as refeições a curiosidade dos alunos do 5º ano, em saber quantos gomos têm uma laranja, quantas espécies existem e se todas as laranjas têm o mesmo número de gomos. O objetivo da atividade foi pesquisar a origem e história da laranja, valor nutricional, as espécies, as formas geométricas espaciais, seu uso em sucos e na culinária.


Egito antigo - atividade desenvolvida pela turma do 6º ano no mês de setembro.

O Egito Antigo tem muitas histórias fascinantes, suas crenças não eram concentradas apenas em seu cotidiano, mas também na perspectiva da vida após a morte. Crendo neste tema como seu principal ideal religioso, os egípcios utilizavam da arte para melhor expressarem suas ideias. Durante o embalsamento dos corpos de seus principais faraós, o sacerdote usava uma máscara de chacal, representando o rei Anúbis.  Outras máscaras, refletindo as imagens de outros deuses e deusas também foram utilizadas para preservar o rosto de seus faraós.
Quando as disciplinas de História e Arte se completam, o aprender se torna prazeroso e o sexto ano, após trabalhar os conteúdos sobre o Egito Antigo, nas aulas de História com a professora Verlaine Gauger, colocaram a mão na massa e confeccionaram as máscaras, dos deuses egípcios, com a professora Estelamar Buhringer.

Handebol - atividade desenvolvida pela turma do 7º ano no mês de setembro.

No mês de setembro os alunos do 7º ano realizaram a atividade de aprendizagem sobre o handebol, com o objetivo de vivenciar as regras, fundamentos, características e habilidades da modalidade nas aulas de educação física, com a professora Renata, como fator de desenvolvimento educacional, como veículo de formação física, intelectual e social, e como forma de melhor prepará-los para as competições (Oliejho). 
O handebol contribui de forma efetiva nas capacidades coordenativas dos seus praticantes, a percepção e conhecimento do próprio corpo e a percepção e estruturação espacial, inclusive ocasiona a aquisição das habilidades motoras fundamentais no processo de socialização do aluno, assim como o desenvolvimento das capacidades físicas. Outro fator destaque é que é um esporte importante no desenvolvimento da tomada de decisão, e no exercício do cumprimento de regras. 
A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral dos alunos, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas. O campo pedagógico do esporte cria obrigações, estimula a personalidade cognitiva e física, e oferece chances reais de integração social e o handebol que está incluído nesse processo pode servir como instrumento positivo dentro deste contexto importante para as aulas de educação física.


Trabalho seguro - atividade desenvolvida pela turma do 8º ano no mês de setembro.

A turma 8º Ano trabalhou, nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, da professora Leila, e Ensino Religioso, do Professor Joilson, o tema Trabalho Seguro. Os alunos tiveram acesso ao tema em questão através de textos expositivos, vídeos, dados estatísticos e pesquisas. A partir disso produziram redações, que participaram do concurso promovido por sindicatos e em parceria com diversas entidades de Joaçaba, e confeccionaram cartazes.
Com base no que foi trabalhado nas aulas da Professora Leila, segue o texto produzido pela aluna Sabrina Ficagna, que teve seu texto selecionado na escola, e que foi vencedora da categoria redação do 8º ano, sendo contemplada com um tablet e a publicação do seu texto no e-book da UNOESC. Em seguida, os cartazes que foram produzidos nas aulas do professor Joilson.

Continentes - atividade desenvolvida pela turma do 9º ano no mês de setembro.

         Nas aulas de Língua Inglesa, com a professora Liciane, realizamos uma pesquisa sobre os países, animais, montanhas, desertos, rios e lagos.
Depois da pesquisa concluída, a sala foi dividida em grupos, e cada grupo ficou responsável por representar através de desenho o mapa de um continente. Passamos então todas as informações coletadas para um cartaz.
           Eu adorei fazer este trabalho, pois além de aprendermos de uma forma diferenciada, tivemos a oportunidade de socializar com os colegas nosso aprendizado.


                                                                                                      Amanda – aluna do 9º ano.