Mensagem



"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem."

Mario Quintana


sexta-feira, 31 de março de 2017

Estimulando a imaginação através da produção textual: atividade 3º ano.

Orientados pela professora Beatriz, os alunos do 3º ano, com muita imaginação, realizaram uma produção textual coletiva. A atividade proporcionou aos alunos uma aprendizagem significativa e prazerosa, favorecendo assim a construção de novos conhecimentos.


Atividade 2º ano - março.

RESPEITAR É BOM! QUEM NÃO GOSTA?

Atividade desenvolvida pelos professores Ivanete e Fernando, na turma do 2º ano.



Objetivos: 
  • Levá-los a perceber o quanto temos que respeitar às diferenças entre nós. Uns são mais rápidos, outros lentos, uns agitados, outros calmos, uns afobados não sabem esperar e assim por diante...
  • Entender que cada um é único, merece o respeito pelo ser humano que é, independentemente de sua posição social, cor, raça ou religião...
  • Mostrar que a tolerância e o respeito ainda são valores sociais que não caíram de moda.


SER BOM NÃO É SER IMPORTANTE!

O IMPORTANTE É SER BOM!

SOMOS COMO UM JOGO DE QUEBRA CABEÇA, DEVEMOS

 PROCURAR AONDE PODEMOS NOS ENCAIXAR, SEM 

DEIXAR ESTRAGOS NAS NOSSAS TENTATIVAS DE 

ENCAIXE.








Atividade 6º ano - março.

Essa atividade foi desenvolvida na disciplina de Iniciação à pesquisa, com o professor Roberto Armando Pedrini, na turma do 6º ano.

1ª  PARADA: PLANETA TERRA

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA: 
COMO É O FUNCIONAMENTO DE UM VULCÃO         

 Os alunos com a ajuda do professor constroem um vulcão,  aprendem seu funcionamento, apresentam para algumas séries da escola, explicando e simulando realmente um vulcão em erupção.





Atividade 5º ano - março.


    Os alunos do 5° ano juntamente com a professora regente Beatriz e o professor de Filosofia Fernando, fizeram o acompanhamento de uma das ações realizada na escola no ano de 2016 da pesquisa sobre a planta “Timbaúva”, na comunidade de Nova Petrópolis – município de Joaçaba.

Relatório da aluna Samira Trindade Lazzarini

                Hoje, dia 17 de março de 2017, eu e minha turma, junto com os professores, saímos da escola e fomos ver a planta “Timbaúva”. No começo eram apenas nove mudas que estão plantadas no canteiro central da comunidade de Nova Petrópolis, com sombra de vários coqueiros, e mais duas que estão em outro canteiro.
             Continuamos a caminhada até chegar à minha casa, onde vimos as duas plantas de “Timbaúva” plantadas em meu jardim, a primeira está plantada no meio de dois pés de angico, a outra no meu jardim e está rodeada de flores, e na primavera e verão ela está protegida do sol por um pé de dálias, ela está muito grande e bonita.
         A “Timbaúva” que está plantada no meio dos angicos está pequena e não cresceu tanto porque a terra não estava adubada, e a do meu jardim onde ficam as flores está maior porque a terra estava bem adubada e ela cresceu tanto que já está do meu tamanho.
        Depois de ver as plantas, a professora, eu e minha turma retornamos para a escola. Foi muito divertido, e espero poder fazer mais passeios como esse.”











Atividade 4º ano - março.

Ábaco


O ábaco é um instrumento muito antigo. É formado por uma moldura com bastões paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição (unidades, dezenas, centenas, milhares) e nos quais os elementos de contagem são (fichas, bolas, contas, etc), que deslizam com facilidade. É considerado como uma extensão do ato de contar nos dedos. Seu processo de cálculo usa o sistema decimal, e ainda hoje é utilizado no ensino das operações de somar e subtrair. Tendo em vista as vantagens do ábaco, a turma do 4º ano, juntamente com a professora Náyada, construiu um, com a intenção facilitar a contagem de unidade, dezena e centena de milhar. 










Atividade 7º ano - março.

Voleibol


       O voleibol é hoje o segundo esporte mais praticado no Brasil; criar o hábito do trabalho em equipe, estimulando a disciplina e a organização é apenas uma das qualidades desenvolvidas por essa modalidade que também auxilia no aumento da resistência, melhora das capacidades físicas, cardiorrespiratórias e de fortalecimento, pois é um esporte que trabalha com o corpo todo, ajuda na flexibilidade, na coordenação motora, na força, na agilidade, é ante estressante e ajuda na perca ou manutenção do peso. A diferença do voleibol em relação a outras práticas é o pouco contato físico, pois tem uma interação controlada. Incentivar os alunos a prática do esporte principalmente na adolescência colabora para que o sedentarismo, a obesidade e outros problemas similares não aumentem. Durante as aulas de educação física, juntamente com a professora Renata, os alunos do 7º ano realizaram exercícios práticos para aprimorar os fundamentos, pesquisaram as regras e principais características do vôlei, participaram de jogos pré desportivos, e do jogo, colocando em prática as regras e fundamentos estudados.