Apresentamos a você, leitores, a 3ª edição do Jornal Julieta. Nesta edição deixamos todos informados sobre a pontuação da gincana, sobre o recesso escolar e sobre os eventos que envolveram os alunos neste mês. Na seção saúde apresentamos algumas formas de se prevenir contra a dengue. Na culinária vamos ensinar como preparar uma deliciosa cocada. No esporte elencamos algumas curiosidades sobre o mundo do futebol.
Confira também a seção trabalho destaque, alunos destaque; dica de filme, dica de livro, entre outras!
Assim como na edição anterior, nesta segunda edição do Jornal Julieta, trazemos a vocês dicas de filme, livro e música; informações sobre esportes, saúde e História. Temos uma dica de culinária que é de dar água na boca. Confira estes e outros conteúdos que preparamos para vocês!
9º ano
Mensagem
Informativo Escolar
ATENÇÃO
*Sempre lembrar de trazer o kit higiênico.
*Em caso de sintomas gripais procure sempre utilizar uma máscara.
*Fique atento às tarefas da gincana.
*Lembre-se sempre de manter a sala limpa e organizada.
Reportagem
FAKE NEWS: um problema sério da era digital
Você já deve ter recebido alguma notícia pelo Whatsapp, Facebook, Instagram ou Twitter que lhe chocou ou já deve ter compartilhado alguma informação equivocada. Atualmente o fluxo de informações é muito maior, isso porque a tecnologia e as redes sociais facilitam a disseminação de conteúdos de forma rápida e possibilitam que sujeitos criem e compartilhem informações de qualquer natureza. E é nesse aspecto que se observa um grande problema: a propagação de fake news.
As fake news são informações falsas divulgadas ou compartilhadas por meio de redes sociais. Um exemplo disso foi o fato que ocorreu em Guarujá, no litoral de São Paulo, no início deste mês, quando um homem foi brutalmente espancado por populares que o acusaram de roubo de uma moto que havia pego emprestada.
Outro caso de grande repercussão foi o compartilhamento de mensagens informando sobre massacres em série nas escolas brasileiras no dia 20 de abril deste ano, informando uma lista de escolas em que haveria massacre. Muitos pais ficaram assustados com a situação e optaram por deixar seus filhos em casa nesse dia.
Em 2021 com a busca incessante por um imunizante que prevenisse da Covid-19 e, depois, com o surgimento da primeira vacina, muitos boatos surgiram duvidando da eficácia desta, que fizeram com que muitas pessoas deixassem de se vacinar, colocando em risco a vida de muitos. Internautas afirmam que as "fake news matam, e matam mais que vírus e bactérias"; se uma pessoa divulga nas redes que a vacina tem substâncias tóxicas e outros leitores não se informarem de maneira correta, deixam de se vacinar, o que pode levar à morte.
A disseminação de notícias falsas pode levar a polarização, desinformação e desconfiança generalizada, afetando negativamente as relações sociais, a tomada de decisões informada e a qualidade do debate público. Podem prejudicar a integridade do processo democrático, alimentar a polarização política e corroer a confiança nas instituições.
O Brasil ainda não conta com uma lei específica para punir quem divulga fake news, mas a falta de verificação prévia da veracidade dos fatos pode ser sujeita a responsabilização por meio de instrumentos legais do direito civil e criminal. No entanto, há um Projeto de Lei que propõe instituir a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, estabelecendo normas, diretrizes e mecanismos de transparência de redes sociais e de serviços de mensagens privadas através da internet. O objetivo é evitar a propagação de notícias falsas ao definir diversas obrigações e diretrizes a provedores de internet, redes sociais, mensageiros e mecanismos de busca.
Para você não ser vítima de fake news se informe em sites confiáveis e de segurança; busque a mesma informação em outras fontes de informação para então compartilhá-la; sempre confira a data de publicação; e cheque a credibilidade tanto da fonte quanto do autor.
Notícia
E.E.B. Professora Julieta Lentz Puerta recebe espetáculo “Cor de quê”
Na quinta feira, dia 05 de maio, alusivo à I Semana Literária Brasileira, a E.E.B. A Professora Julieta Lentz Puerta recebeu o espetáculo “Cor de quê”, organizado pelo Sesc através de seu projeto Baú de Histórias.
A peça teatral, que foi prestigiada por todos os alunos da instituição, conta histórias de meninas fortes, mulheres guerreiras, povos em busca de seus direitos e crianças tentando reconhecer seus brilhos na pele cor de noite. As narrativas mostram o que há de diferente a cada um e que igualdade é um fim pelo qual vale a pena lutar.
Trabalho Destaque
Produção de shampoo contra piolho
Durante o mês de abril os alunos do segundo ano juntamente com a professora pedagoga estudaram a sequência didática com o tema piolho, sendo assim realizaram a experiência do shampoo caseiro contra piolhos, trabalhando várias habilidades contidas no Currículo Base do Território Catarinense.
Humor
Piadas
1- O que o pato disse para a pata?
R- Vem Quá!
2- Por que o menino estava falando ao telefone deitado?
R- Para não cair a ligação
3- Qual é a cidade brasileira que não tem táxi?
R-Uberlândia.
Dica de Livro
Peter Pan
Autor: James M. Barrie
A história trata de um pequeno rapaz, chamado Peter Pan, que se recusa a crescer e que vive em busca de aventuras mágicas. Ele é representado como um menino adorável vestido de folhas e coberto de seiva das árvores, que toca flauta e ainda tem dentes de leite. João e Miguel, que acompanham Peter Pan em uma viagem pela Terra do Nunca, onde convivem com índios e seres extraterrestres, enfrentam o Capitão Gancho e seus piratas, além de muitos outros perigos.
Este livro já está disponível na biblioteca da escola.
Dica de Filme
Elementos
Elementos é um filme de animação que se passa em uma sociedade onde os quatro elementos da natureza - ar, terra, fogo e água - vivem em harmonia. Ember (fogo) é uma mulher com um grande senso de humor e apaixonada pela família, mas tem um temperamento um pouco quente. Wade (água) é empático e extrovertido, e não tem medo de demonstrar suas emoções. Clod (terra) é um garoto da terra que está sempre perto de Ember. Gale (ar) tem uma personalidade fofa e rosa, e é fã de um time de Air Ball. Ember e Wade, a faiscante jovem e o garoto tranquilo, estão prestes a descobrir algo elementar: o quanto eles realmente têm em comum.
Com a chegada do inverno as pessoas começam a se preocupar com doenças típicas dessa época do ano,e buscam alternativas para aumentar a imunidade. Confira algumas dicas:
Beba bastante água
Capriche no alho
O alho combate gripes, resfriados, dores e inflamações e ajuda a eliminar substâncias tóxicas do organismo.
Prefira frutas cítricas
As frutas cítricas são importantes fontes de vitamina C.
Coma vegetais escuros
Os vegetais escuros ajudam na resistência às infecções, pois contém ácido fólico que participa da formação das células responsáveis pela defesa do organismo.
Aumente o consumo de oleaginosas
São fontes de nutrientes e proteínas vegetais , contêm vitaminas, antioxidantes, minerais e substâncias que ajudam a prevenir câncer e doenças do coração.
Use gengibre
O gengibre ajuda a melhorar gripes e resfriados; regula o sistema imunológico do organismo, contribui para limpar o muco das vias aéreas.
Culinária
Pão Recheado
Ingredientes:
2 pães
2 ovos
1 colher rasa de sal
Pimenta do reino ( opcional)
Orégano
Queijo mussarela
Presunto
1 colher de manteiga
Modo de preparo:
Corte os dois pães em fatias.
Tire o miolo do pão.
Acrescente em uma vasilha os dois ovos, uma pitada de sal, orégano,queijo e presunto e misture tudo
Depois coloque a manteiga na frigideira e as fatias de pão sem o miolo.
Coloque a mistura dentro do pão e deixe tostar os dois lados.
História
Monge João Maria: importante figura da Guerra do Contestado
Chega em 1851 na região do contestado (antiga Vila de Curitibanos), o monge João Maria D’Agostin, curandeiro, eremita, alquimista, profeta, místico e profundo conhecedor das ciências ocultas. Tal figura enigmática realizou o caminho dos tropeiros até chegar ao sul do país, ficando conhecido como figura messiânica. O momento histórico que o país vivia, com a chegada dos imigrantes europeus em terras já ocupadas pela população nativa, fez com que este povo empobrecido se sentisse abandonado pelas autoridades. A presença do monge era vista como referência religiosa por essas populações relativamente isoladas.
Muitos autores sugerem que outro João Maria teria surgido entre 1886 e 1893, e que as figuras que são conhecidas até hoje do monge teriam sido feitas dele. A história tem muitas variantes, mas a linha principal é de que o profeta teria tido um sonho, de que deveria sair pelo mundo penitenciando-se e pregando. O início do Movimento do Contestado nesse mesmo período, numa luta contra o poder econômico e político, utilizou o nome do monge João Maria como símbolo do movimento. Se foi um padre, ou muitos conhecidos pelo mesmo nome que colaboraram para a visão da imortalidade e reencarnação do monge, o fato é de que sua figura atrai peregrinos até os dias de hoje.
O sistema é bruto começou o dia O peão acorda pra lidar com o gado Devereda a responsa vem chegando Quando eu alço a perna no meu Colorado
É uma pintura olhar pra esse campo Quando vem nascendo o Sol nesse fundão Pego na lida junto com a peonada Aí nessas horas já não tem patrão
Quem me ensinou Já não mora mais aqui nessa querência Vem dele a força para tocar a fazenda Passo ao meu filho Pra que ele então aprenda
Que os valores Que estão no banco nunca serão os primeiros Olhar no aperto de mão são os verdadeiros As belas riquezas foi nosso Deus que criou
Tudo vem do campo É do trabalho que vem a prosperidade É o suor que aduba a terra fértil que sustenta a cidade
Tudo vem do campo O pôr do Sol faz refletir e pensar Que a cada dia dentro de mim A certeza que aqui é o meu lugar
Aqui é o meu lugar
Quem me ensinou Já não mora mais aqui nessa querência Vem dele a força para tocar a fazenda Passo ao meu filho Pra que ele então aprenda
Que os valores que estão no banco Nunca serão os primeiros Olhar no aperto de mão são os verdadeiros As belas riquezas foi nosso Deus que criou
Tudo vem do campo É do trabalho que vem a prosperidade É o suor que aduba a terra fértil que sustenta a cidade
Tudo vem do campo O pôr do Sol faz refletir e pensar Que a cada dia dentro de mim a certeza que aqui é o meu lugar
Tudo vem do campo (É do trabalho que vem a prosperidade) É o suor que aduba a terra fértil que sustenta a cidade
Tudo vem do campo O pôr de Sol faz refletir e pensar Que a cada dia dentro de mim A certeza que aqui é o meu lugar
Aqui é o meu lugar
Dica de Português
Dica de Inglês
Esporte
Beach tennis
O beach tennis foi criado em 1987 na província de Ravenna, na Itália. Em 1996 o esporte começou a se profissionalizar. Atualmente, este esporte tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas vêm se modificando ao longo dos anos. Segundo a ITF ele é praticado por mais de 500 mil pessoas espalhadas em todos os continentes, indepedentemente de sexo e idade.
A modalidade chegou ao Brasil em 2008 no estado do Rio de Janeiro. Desde então, o beach tennis vem crescendo rapidamente inclusive para outras cidades litorâneas brasileiras. Ganhou popularidade, inclusive, nas cidades não praianas, como Belo Horizonte, Brasília e Araraquara. Também o Brasil é a segunda maior força do mundo nesse esporte, apenas atrás da Itália, criador do esporte.
O sucesso do beach tennis no Brasil e no mundo deve-se pela facilidade com que uma pessoa aprende a jogar, e pela diversão que ele proporciona mesmo para quem nunca praticou antes. Além disso, é uma excelente opção para quem quer melhorar fisicamente e cuidar da saúde.
Alunos destaque
Recadinhos
Oi, prof Lici, estou triste com você! me deu um 6,9 mas porque não me deu um 7.
De: Ronald, 6º ano. Para: Professora Lici.
Te amo prof Fernanda você é muito legal.
De: Cecília, 5º ano. Para: Profª Fernanda.
Profª Salete, você é muito especial pra mim! Na minha opinião, você é a melhor professora de artes que eu já tive.
De: Rafaela, 5º ano. Para: Profª Salete.
João você é um amigo, amigo.
De: Ronald. Para: João Henrique.
Te amo, amiga.
De: Ana Rodrigues. Para: Anahy.
Antônio, eu gosto de você porque você é um amigo fiel e corajoso.
De: Jhenifer. Para: Antônio.
Isa, eu te amo todas as minhas forças.
De: Gabriella, 6º ano. Para: Isabella, 7º ano.
Eu desejo muita paz e saúde para meus colegas e professores. Eu desejo tudo de bom e do melhor. Amo vocês!
De: Amanda, 6º ano. Para: Todos
Rafaela, você é minha melhor amiga que disse ser minha 2 melhor amiga.
De: Evellyn. Para: Rafaella, 5º ano.
Te amo, Amanda.
De: Gabriella. Para: Amanda, 6º ano.
Te amo, amiga.
De: Ana Laura Rodrigues, 6º ano. Para: Gabriella, 6º ano.
Professora Márcia C, te amo, você é a melhor professora do mundo.
De:Isadora Castro, 5°ano. Para: Márcia C.
Professora Made, obrigada por sempre incentivar e me motivar para não desistir.
De: Vitória, 8°ano. Para: Profª Made.
Braian, venha jogar futebol mais vezes aqui na vila.
De: Murilo, 9°ano. Para: Estagiário Braian.
Prof Márcia, eu gosto muito de você, te amo.
De: Polyana, 2°ano. Para: Profª Márcia.
Gabriela e Thaylla, vocês são minhas amigas do coração.
De: Anahy, 6°ano. Para: Gabriela e Thaylla, 6°ano.
Professora Márcia, eu te amo.
De: Eduardo, 2°ano. Para: Professora Márcia.
Prof. Fernando, te amo! Você é o melhor professor do mundo.
De: Isadora Castro, 5°ano. Para: Prof. Fernando.
Prof Salete, te amo.
De: Anônimo. Para: Profª Salete.
Você é muito especial pra mim, amigo.
De: Ana Laura Rodrigues, 6ºano. Para: Ronald, 6ºano.
Te amo, amiga.
De: Ana Laura Rodrigues, 6ºano. Para: Liz, 6ºano.
Diretora, você é a minha diretora preferida porque quando eu cheguei você me acolheu com todo o seu amor e carinho.
Eu te amo Amabel, vou sentir muita saudade suas, você é muito especial para mim e para todos, eu te amo muito.
De: Gabriela Para: Amabel 8°ano
Amo vocês professoras Maiara, Fernanda C, Marcia, Anaí, Debora, Noridiane e Renata, Vocês me ensinaram coisas que eu não sabia. Vocês são muito especiais pra mim.
De: Rafaela, 5º ano. Para: Professores.
Professor Fernando, você é muito legal.
De: Evellyn. Para: Professor Fernando.
Amo vocês, professora Fernanda e Anaí!.
De: Milena, 5º ano. Para: Professoras Fernanda e Anaí.
Te amo muito Anahy.
De: Gabriella, 6º ano. Para: Anahy, 6º ano.
Gabriella, você é uma menina muito especial pra mim eu te amo muito.
De: Amanda. Para: Gabriela.
Fui criado na campanha, rancho de barro e capim, por isso eu canto assim para relembrar meu passado. Bom dia.
De: Antonio, 2º ano. Para: Todos.
Obrigado por você ter ensinado o que eu sei hoje, mesmo que eu não tenha ficado quieto.
De: Adão, 6º ano. Para: Profª Fernanda.
Professoras Maiara e Anaí, amo vocês! Vocês são as melhores professoras do mundo.
De: Isadora Castro, 5º ano. Para: Professoras Maiara e Anaí.
Cecília, você é minha melhor amiga.
De: Evellyn, 5º ano. Para: Cecília, 5º ano.
Prof Anaí, te amo.
De: Anônimo. Para:Anaí
Anahy, eu te amo.
De: Anônimo. Para: Anahy, 6ºano.
Te amo.
De: Evellyn. Para: Todos os professores.
Ronald, você é meu melhor amigo.
De: Anônimo. Para: Ronald, 6°ano.
Te amo Diretora.
De: Anônimo. Para: Diretora
Prof Talita, você é muito bonita, você dá muita alegria.
De: Elias, 4º ano. Para: Professora, Talita.
Aprendi muitas coisas legais.Obrigado 4º ano, amo vocês.
De: Braian. Para: 4º ano.
Te amo professora, Talita.
De: Valentina. Para: Professora Talita.
Desculpa pelo barulho do 4 ano há quem está na biblioteca.
De: 4º ano. Para: Biblioteca.
Nicolly amo você, mesmo nós brigando quase todos os dias.
De: Natieli. Para: Nicolly.
Vi, mesmo a gente brigando, a gente sempre vai ser amigas.
De: Maria, 4º ano. Para: Vitória, 4º ano.
Te amo muito, prof Talita. Obrigado por me ensinar.
De: Tauani. Para: Professora Talita.
Sionara, amo você.
De: Natieli, 4°ano. Para:Sionara.
Prof Talita, você é a melhor professora do mundo. Te amo.
De:Enzo, 4°ano. Para: Professora Talita
Parabéns, Sio! Te amamos muito.
De: 4°ano. Para: Sionara.
Sionara, parabéns! Muitos anos de vida te amo.
De: Tauana, 4°ano. Para:Sionara.
Sionara, você é uma pessoa muito especial! Obrigado por existir.
De: Vitória, 4°ano. Para: Sionara.
Te amo Anabelly!
De: Bruna, 4°ano. Para:Anabelly
Sionara, sem você nesta escola, não há aula. Então muito obrigado por existir.
De: Kauã, 4°ano. Para: Sionara.
Profª Kelly, fica com nós.
De: Kauane. Para: Profª Kelly.
Profª Renata eu gosto das corridas que você faz.
De: Rilary. Para: Profª Renata
Eu gosto muito da professora Juliane, Verlaine, Liciane Dinnebier e Noridiane.
De: Gabriel Paviani, 6° ano. Para: Minhas professoras queridas.
Profª Kely, você é muito legal, fica com a gente, não vai para o reforço.
De: Isadora, 3° ano. Para: Profª Kelly.
Prof Verlaine, te amo. Beijos.
De: Kauane. Para: Profª Verlaine.
Eu amo a professora Verlaine.
De: Dionathan, 6º ano. Para: Verlaine
Thaylla, eu te amo, só que pare de me incomoda.
De: Paola, 6º ano. Para: Thaylla, 6º ano.
Prof Renata eu vou adorar ir a oliejho com você. Te amo muito profª.
De: Emily. Para: Professora Renata
Kauana, você é muito legal amiga.
De: Isadora, 3º ano. Para: Kauana 3 ano
Fique no 3°ano, não vá para o reforço, por favor.
De: 3°ano. Para: Prof Kelly
Profe Adriana, Eu gosto muito de você, desde quando você chegou vi que você é legal.