Mensagem



"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem."

Mario Quintana


quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Atitudes toscas e não toscas – atividade desenvolvida pela turma do 8º ano no mês de agosto.

A turma do 8º ano, nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura da professora Leila, leu coletivamente o livro Tosco, de Gilberto Mattje. O livro aborda diversos temas: indisciplina na escola, uso de drogas e bebidas alcoólicas, violência doméstica, entre outros. O drama vivido pelo personagem “Tosco” fez com que os alunos refletissem sobre suas atitudes, tanto no cotidiano escolar quanto na vida pessoal. Uma das atividades realizadas após a leitura foi a confecção de cartazes, momento em que os alunos foram desafiados a escrever sobre si mesmos, elencando as atitudes que consideram toscas e as que consideram não toscas.


“Esse trabalho nos mostrou que devemos refletir sobre nossas atitudes: Será que estou sendo “Tosco”? Será que estou fazendo minha parte? Será que estou ajudando o suficiente em casa? Será que minhas atitudes na escola estão corretas? Será que tenho realmente boas companhias que me levam para o bom caminho? Será que estou ajudando ao próximo? Será que estou indo bem na escola com minhas notas? Então hoje PARE e PENSE em suas atitudes! ” (Texto produzido pela aluna Jamilly)
Em resumo, as atitudes toscas e não toscas apresentadas pelos alunos foram:

Atitudes toscas:

          Conversas fora de hora;
          Não fazer as atividades;
          Não seguir as regras da escola;
          Reclamar muito da vida;
          Discutir e brigar com os pais;
          Atrapalhar as aulas com “bobeirinhas”;
          Não ajudar o colega;
          Quando não respeitamos a fila do lanche;
          Falta de educação com as pessoas;
          Discussões desnecessárias;
          Bater a porta do quarto;
          Falar besteiras e palavrões;
          Não chamar a atenção do colega quando ele está errado;
          Falar muito durante as aulas e durante a reflexão;
          Rir durante a aula;
          Não ajudar os pais;
          Jogar o lixo no chão;
          Quando não somos honestos;
          Desperdiçar água.

Atitudes não toscas:

          Ser educado com as pessoas;
          Dividir as nossas coisas com os outros;
          Economizar luz e água;
          Participar das aulas;
          Fazer todas as atividades;
          Ter os cadernos em dia;
          Não responder os professores;
          Ajudar os pais;
          Não conversar durante as aulas;
          Ter boas notas;
          Respeitar a fila do lanche;
          Fazer os deveres de casa;
          Não falar enquanto o professor está explicando;
          Ser solidário;
          Conversar menos na aula;
          Não mentir para as pessoas;
          Não falar palavrões;
          Não tumultuar as aulas;
          Ser honesto;
          Cuidar dos materiais;
          Entregar os trabalhos em dia;
          Prestar a atenção nas aulas;
          Cuidar do meio ambiente;
          Não cantar nas aulas;
          Não matar aula;
          Economizar tempo no banho;
          Praticar esportes.

  
 












Nenhum comentário:

Postar um comentário