Mensagem



"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem."

Mario Quintana


terça-feira, 28 de novembro de 2017

Água - atividade desenvolvida pela turma do 4º ano durante o mês de novembro.

Os alunos do 4º ano, juntamente com a professora Náyada, apresentaram para as turmas da escola o trabalho desenvolvido acerca do tema Água. Foram trabalhados os seguintes temas: ciclo, estados físicos e eventos que os modificam, e dicas de economia e preservação da água. Os alunos socializaram o trabalho desenvolvido, envolvendo a comunidade escolar e promovendo a conscientização quanto à preservação da água. 


Paz na Educação: rede articulada em ação - atividade desenvolvida pela turma do 6º ano no mês de novembro.


A disciplina de Filosofia busca desenvolver nos educandos a possibilidade de reflexão sobre a sociedade em que estamos inseridos e suas atitudes diárias. Para tanto, desenvolvemos diversas atividades relacionadas a revista “Paz na Educação: rede articulada em ação”, desenvolvida por diversos órgãos responsáveis pelas crianças e adolescentes, buscando harmonia e tranquilidade no âmbito escolar. Os alunos do 6º ano da E.E.B. Profª Julieta Lentz Puerta, nas aulas da Professora Verlaine, confeccionaram cartazes relacionados aos diversos assuntos tratados na revista.


segunda-feira, 27 de novembro de 2017

"CORDEL E XILOGRAVURA, A UNIÃO” - atividade desenvolvida pela turma do 5º ano no mês de novembro.

No mês de novembro, os alunos do 5º ano estudaram a origem da Literatura de Cordel, o início do uso da Xilogravura como elemento ilustrativo das capas, os estilos de arte envolvidos ou usados como base da elaboração das Xilogravuras no Cordel. A união entre Cordel e Xilogravura, representa um importante legado do imaginário popular e para que o Cordel tivesse uma aparência mais atraente os cordelistas começaram a fazer ilustrações com Xilogravuras.
Após os estudos e pesquisas realizadas, os alunos produziram em duplas nas aulas de Literatura, versos de Cordel e nas aulas de Arte, fizeram as ilustrações com xilogravuras relacionadas aos temas escolhidos.
A atividade foi coordenada pelas professoras Estelamar (Arte), Leila (Literatura) e Beatriz (Regente).
Cordel – poesia popular escrita de forma rimada, que trata de assuntos do cotidiano, variando entre a crítica social e política e assuntos de teor picante e cômico, bem como ao gosto popular. Impressas em folhetos rústicos e simples e expostos em barbantes e cordas.
            Xilogravura – gravura de imagem, processo de incisão (riscar, gravar), sobre uma superfície ou material que se tornará a matriz da gravura. Consiste na transferência da imagem da matriz para outro tipo de suporte, como papel, tecido e outros. É a técnica mais antiga, utilizada para produzir gravuras.




A Galinha Vermelhinha - atividade desenvolvida pela turma do 2º ano no mês de novembro.



A atividade “Como nascem os Pintinhos?”, trabalhada de forma interdisciplinar, encerrou-se com a apresentação dos  alunos do 2º ano com a  dramatização da história “A Galinhazinha Vermelhinha”, uma versão da Galinha Ruiva.

Professora:  Marcia Borsoi



Construindo histórias - atividade desenvolvida pela turma do Pré no mês de novembro.

Usar a imaginação e trabalhar em equipe juntaram uma experiência incrível!

            Nesta atividade os alunos do Pré realizaram a construção de pequenas histórias divididas em cenas, para posteriormente apresentar aos demais colegas utilizando a televisão como recurso didático!
            A experiência foi incrível e os resultados muito gratificantes! Todos colaboraram e participaram desde o momento da escolha do tema, até a conclusão com a contação da história.
            Através desta atividade foi possível desenvolver a linguagem oral e escrita, a criatividade, a responsabilidade, a concentração além de outras diversas habilidades.

            O trabalho realizado partiu de uma ideia que surgiu durante a realização do curso PNAIC, onde as professoras receberam orientações para trabalhar com a televisão de caixa de papelão como um recurso didático.

Chapeuzinho Redondo - atividade desenvolvida pela turma do 3º ano no mês de novembro.


No mês de novembro os alunos do 3º ano foram responsáveis por um dos momentos culturais, no qual apresentaram, em forma de teatro, a história Chapeuzinho Redondo, um reconto do conto Chapeuzinho Vermelho, escrito pelo autor Geoffroy de Pennart.
Esta é a história de uma menina que usa um chapéu vermelho e precisa visitar a sua vovozinha para levar uma cesta de comida, sendo proibida pela mãe de entrar na floresta por causa do Lobo Mau. Mas os personagens mudaram um pouco desde a primeira versão de Chapeuzinho Vermelho. Chapeuzinho Redondo não é exatamente a vítima dócil e indefesa que corre o risco de ser comida pelo lobo mau. Ela é até um pouco atrevida. Já a Vovó é moderna e jovem. Será que o lobo, que não é tão feroz e malvado quanto se imagina, vai se dar bem neste reconto?

            A atividade foi coordenada pelas professoras Beatriz e Liciane.


quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Produção de charges - atividade desenvolvida pela turma do 8º ano no mês de novembro.

       Charge é um gênero textual cuja intencionalidade principal é fazer uma crítica por meio do humor. As charges destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas. Geralmente, abordam diversos temas, tais como assuntos do cotidiano, política, futebol, economia, ciência, relacionamentos, artes, consumo, etc. As charges costumam ser publicadas, geralmente, em jornais, revistas e livros. Com o desenvolvimento da Internet, apareceram vários sites especializados em apresentar charges animadas elaboradas em linguagem flash. A turma do 8º ano, nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, com a professora Leila, produziu charges a partir dos mais variados temas.



Mural de Natal - atividade desenvolvida pela turma do 1º ano.


Natal é a festa religiosa comemorada por cristãos que celebra o nascimento de Jesus Cristo. Como a Bíblia não traz detalhes sobre o dia exato do nascimento de Cristo, a data foi estipulada pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Julio I.
Natal é o nascimento de Cristo.
Ano Novo é o nascimento de uma nova esperança.
Que o seu Natal seja brilhante de alegria e iluminado de amor.
São os votos dos alunos do 1º ano e Nivelamento I. 
Professora: Ivanete Gasparini.


quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Máscaras - atividade desenvolvida pela turma do 7º ano no mês de novembro.

        O teatro de máscaras surgiu no teatro grego, por volta do século V, a.c. O símbolo do teatro é uma alusão aos dois principais gêneros da época: a tragédia e a comédia. A primeira tratava de temas referente a natureza humana, bem como o controle dos deuses sobre o destino dos homens, enquanto a última funcionava como um instrumento de crítica á política e a sociedade ateniense. Nas aulas de Artes e Artes Cênicas do 7º ano, com a professora Estelamar, foram produzidas máscaras de atadura gessada, levando em consideração a questão dos tipos de teatro e a questão das cores, formas e volume dentro da representação e produção artística nas artes plásticas.


segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Planejamentos de recuperação dos Pedagogos e Segundos Professores.

Recuperação Paralela

Professora: Náyada Zucchetti Bongiovani
Turma: 4º ano.

Objetivo Geral:
- Proporcionar momentos de estudo de maneira que possibilite o atendimento individual, da mesma forma que atenda as necessidades dos educandos. No mesmo viés, por meio de atividades e jogos desenvolver formas de raciocínio e relacionar temas matemáticos com as atividades cotidianas. Nesse sentido promover segurança e confiança na capacidade de solucionar problemas matemáticos.


Entrega dos boletins - ata.


Reforço escolar anos finais - Matemática e Jogos Matemáticos.


AULAS DE REFORÇO

PROFESSORES: ANA PAULA DA COSTA e ROBERTO ARMANDO PEDRINI

TURMA: Alunos com dificuldades na realização das operações fundamentais das quatro turmas dos anos finais do ensino fundamental.

OBJETIVO: Trabalhar as dificuldades apresentadas pelos alunos das séries finais do ensino fundamental na realização das operações fundamentais.

Critérios para atribuição de nota de conselho de classe e Conselhos de Classe do 2º e 3º bimestre.

Critérios para atribuição de nota de conselho de classe:

·  Ser um aluno letrado, de acordo com a turma que frequenta.
· Ter conhecimento dos conteúdos básicos do componente curricular que atribuirá a nota, conforme a turma que frequenta.
·  Ser assíduo nas aulas, ter pontualidade na entrega dos trabalhos.
·  Ter o caderno em dia, conforme conteúdos trabalhados no bimestre.
·  Ter realizado as atividades de recuperação paralela.

Conselho de classe ampliado.

OBS. O Conselho de Classe Ampliado com o 9º ano teve início no ano de 2017, sendo ano a ano ampliado para as outras turmas.
Segue modelo do questionário:

E. E. B. PROFESSORA JULIETA LENTZ PUERTA
Rua Santíssima Trindade, 280
Distrito de Nova Petrópolis – Joaçaba – SC
Fone: (48) 3664-4804 ou (49) 3522-0192 – Ramal 208
Identificação:
Pais/Responsáveis:________________________________________________________
Aluno (a):________________________________________________________________


Planejamento dos Professores: recuperação.

Escola de Educação Básica Profª Julieta Lentz Puerta
Diretora: Dionilce Bulgarelli
Professora: Camila Bisinella

Atividade de aprendizagem: Como surgiu o Dinheiro?

Conteúdos: 
Língua Portuguesa:
·        Leitura e escrita;
·        Gênero textual;
·        Sinais de Pontuação;

Matemática:
·        Sistema monetário brasileiro – cédulas e moedas;
·        Contagem;
·         Problematização;

Objetivo Geral:

·         Possibilitar o conhecimento do sistema monetário através de experiências com cédulas e moedas.
·         Vivenciar situações e experiências, utilizando cédulas e moedas, compreendendo sua função social.

Objetivos Específicos:
·         Conhecer e valorizar a escrita em diferentes modos de produção e circulação em diferentes usos e funções;
·         Construir significado de números naturais, explorando o sistema monetário;
·         Conhecer a história do dinheiro.


sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Projeto de Recuperação

ESTRATÉGIAS PARA RECUPERAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS DEFASAGENS DE APRENDIZAGEM, BAIXO RENDIMENTO E ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS:

Conforme LDB 9394 de 96: Artigo 24, inciso V, alínea e. Capítulo I, Artigo 26, parágrafo VII da Lei Complementar 170, e Resolução 183, capítulo 1, artigos 5º e 6º. Portaria 189 da SED. Artigos 1º e 2º.

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Jornal Julieta - edição do mês de novembro.

EDITORIAL



Olá leitores!!

Essa será a última edição do jornal Julieta, então preparamos com muito carinho para vocês. Em História, o porquê do feriado da Proclamação da República, em português, espanhol e inglês algumas gírias, que principalmente os adolescentes usam. Como já estamos no verão, em saúde algumas dicas de como passar essa época do ano sem prejudicar nosso corpo. O livro desse mês é 'Dois mundos, um herói', com o personagem de Minicraft, uma música internacional de sucesso do Ed Sheeran – Photograph. O game é Need for Speed, um jogo de corrida automóvel. Curiosidades, além do desenho e alunos destaques.
Agradecemos todos os recadinhos, inclusive os do Pré.

Boa leitura,

Turma do 9º ano.
                                                                                 

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Água, vamos protegê -la! - atividade desenvolvida pela turma do 4º ano durante o mês de outubro.


       Os alunos do quarto ano estão envolvidos em um projeto sobre a água e  cuidados que precisamos ter com ela. Com o intuito de salientar a importância da preservação da água foi desenvolvido um teatro, com orientação da professora Náyada. Na peça foi abordado o ciclo da água, a falta que a mesma faz na natureza e na sociedade e  também o pedido de cuidado para com a mesma.


Halloween - atividade desenvolvida pela turma do 9º ano no mês de outubro.

Conhecido como Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos. A popularidade do Halloween é maior em alguns países de língua anglo-saxônica (especialmente nos EUA), cujo significado se refere à noite sagrada de 31 de outubro, véspera do feriado religioso do Dia de Todos os Santos.

No Brasil, também se comemora o Halloween em festas particulares, mas não possui um significado e valor cultural tão forte como nos Estados Unidos e em outros países do Hemisfério Norte. Assistir filmes de terror (envolvendo bruxas, fantasmas e demais temas assustadores, por exemplo), acaba por ser uma das atividades mais apreciadas pelas pessoas durante o Halloween no Brasil.
Pensando em comemorar este dia os alunos do 9º ano proporcionaram um dia diferente para todos os alunos da escola: com filmes, fantasias e guloseimas. Esperamos que todos tenham se divertido e gostado.


Gráfico das brincadeiras preferidas - atividade desenvolvida pela turma do 1º ano no mês outubro.

      Dando sequência às atividades sobre as brincadeiras preferidas, os alunos  do  1º ano, juntamente  com  a  professora  Ivanete,  organizaram o gráfico dos  brinquedos  que   os  mesmos  mais gostam  de brincar.

     Dentre tantas brincadeiras, andar de bicicleta, jogar  bola  e  brincar  com  boneca  foram   as preferidas. Sendo assim, devemos valorizar todas as brincadeiras, elas também são ferramentas de trabalho.



“Sistema Monetário - confeccionando o cofrinho” - atividade desenvolvida pela turma do 3º ano no mês de outubro.

    Para conhecer e utilizar o Sistema Monetário Brasileiro, os alunos do 3º ano iniciaram a atividade confeccionando um cofrinho no modelo de porquinho, que foi entregue aos mesmos no Dia das Crianças. A atividade foi orientada pela professora Ana Paula de Jogos Matemáticos e pela professora regente Beatriz, e terá sequência no mês de novembro.

“Mamão, melancia, tecido e poesia” - atividade desenvolvida pela turma do 5º ano no mês de outubro.

     Os alunos do 5º ano, no Momento Cultural da escola, apresentaram as releituras das frutas do livro “Mamão, melancia, tecido e poesia” do autor Fábio Sombra. A atividade foi orientada pelas professoras Estelamar e Beatriz, nas aulas de Artes. Parabéns aos alunos pela dedicação!


Hieróglifos - atividade desenvolvida pela turma do 6° ano no mês de outubro.

                 A escrita faz parte da vida dos seres humanos desde a antiguidade. No Egito Antigo, três formas diferentes de escrita foram inventadas: a demótica, compreendida por grande parte da população e utilizada para a realização de negócios; a hieroglífica, empregada nas escritas sagradas e na parede dos túmulos; e a hierática, uma versão simplificada do sistema anterior. A turma do sexto ano, ao trabalhar o Egito Antigo, com a professora Verlaine, nas aulas de História, foi desafiada pela professora Leila, nas aulas de Literatura, a produzir os hieróglifos de seus nomes. E não é que eles encararam o desafio?  Os trabalhos ficaram lindos!




Declaração dos Direitos do Homem - atividade desenvolvida pela turma do 8º ano no mês de outubro.

       A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi um documento elaborado durante a Revolução Francesa, no ano de 1789. Nesse período, a França estava saindo de um sistema político muito autoritário, o absolutismo. O novo documento teve reconhecimento em praticamente todos os países do mundo e seus ideais são liberdade, igualdade e fraternidade. Um dos conteúdos programados para a turma do 8º ano do ensino fundamental, na disciplina de História, é a Revolução Francesa, portanto, é imprescindível que se trabalhe este documento que é respeitado até os dias atuais. A atividade foi desenvolvida nas aulas da professora Verlaine.


segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Releitura de instrumentos musicais, feita a partir do filme "Se eu ficar" - atividade desenvolvida pela turma do 7° ano no mês de outubro.

Nesta atividade os alunos do 7º ano fizeram um desenho de observação de instrumentos musicais, releitura feita a partir do filme " Se eu ficar", onde eles destacaram  o preto e o branco no primeiro plano e a magia e alegria das cores no segundo plano da composição. Atividade realizada nas aulas de artes, com a professora Estelamar.


Como nascem os pintinhos? - atividade desenvolvida pela turma do 2° ano no mês de outubro.

O segundo ano, nesse bimestre, desenvolveu uma atividade interdisciplinar, denominada “ Como nascem os Pintinhos?”, sendo que foi trabalhado com a literatura “A Galinha Ruiva” e com o gênero textual receita. Os alunos fizeram uma produção textual coletiva ilustrada da receita e também trabalharam com o sistema de medidas de massa e volume, onde foi feito um bolo para que os mesmos se apropriassem do conteúdo e foi feita a socialização. 

domingo, 29 de outubro de 2017

Tangram - atividade desenvolvida pela turma do Pré no mês de outubro.


O Tangram é um quebra cabeça chinês formado de sete peças as quais formam um quadrado. Surgiu há mais de 2000 anos e seu nome original, “Tchi Tchiao Pan”, significa “Sete Peças da Sabedoria”. Seu objetivo é conseguir montar uma determinada forma, usando as sete peças.

Explorando este divertido quebra cabeça, as crianças do Pré, acompanhadas pela professora Ângela, experimentaram as diversas possibilidades de construção de imagens, conhecendo também um pouco mais das cores e das formas geométricas.

domingo, 15 de outubro de 2017

Jornal Julieta - edição outubro.

EDITORIAL


Estimados leitores!!!


O Jornal Julieta do mês de outubro traz muitas reportagens especiais, afinal, o mês de outubro é repleto de datas importantes. A mensagem é para as nossas crianças, assim como a música escolhida especialmente para elas. Na coluna Profissão, não poderia ser outra, a do Professor, que ensina todas as outras. O filme escolhido é para os apaixonados por Halloween, Hotel Transilvânia 2. Na coluna sobre História, leia sobre a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, afinal, você sabe por que ela é a nossa padroeira e por que comemoramos o feriado do dia 12? Na culinária, tem uma receitinha deliciosa, que em breve os alunos do 9º ano estarão preparando. Confira também quem são os alunos destaque e o aluno entrevistado, que deseja ser Professor, bacana, não é? Temos também muitos recadinhos, fique atento e envie o seu.


Abraços da turma do 9º ano e até breve!




terça-feira, 3 de outubro de 2017

A importância das medidas de tempo - atividade desenvolvida pela turma do 1º ano no mês de setembro.


A turma do 1º ano está trabalhando, nas aulas da professora Ivanete, com a música ‘’Boneca de lata”, de Bia Bedran, onde a mesma enfatiza as partes do corpo em que a boneca bate e as horas que ela demora para se recompor. Nessa brincadeira gostosa percebeu-se a importância de trabalhar as horas exatas, para que os alunos, através dela, possam identificar corretamente e entender como usar a medida de tempo no seu dia a dia ,para facilitar o cumprimento dos seus compromissos escolares e na sociedade em geral.


sábado, 30 de setembro de 2017

Atividades desenvolvidas nas aulas do Professor Roberto (Iniciação à Pesquisa e Jogos Matemáticos) no mês de setembro.

Alunos do 4º ano impressionados com o MICROSCÓPIO (aulas de Iniciação à Pesquisa).

As Flores da Primavera - atividade desenvolvida pela turma do 3º ano no mês de setembro.

No mês de setembro a turma do 3º ano envolveu-se na elaboração e apresentação do mural, atividade vinculada à gincana da escola.  O tema escolhido foi a primavera tendo em vista seu início nesse mês. Ele foi abordado por meio da obra de Ziraldo, “As Flores da Primavera”. Os alunos realizaram a leitura e interpretação da história; relembraram as quatro estações do ano e as características de cada uma delas; rebuscaram em suas memórias o motivo de existirem as estações do ano; e puderam conhecer uma variedade de flores, algumas desconhecidas por eles. Ainda, os alunos coloriram as imagens presentes no livro para serem expostas no mural, estudaram o texto e ensaiaram o recital de dois poemas. A apresentação ocorreu para todos os alunos da escola, contemplando a leitura do livro “As Flores da Primavera”, o recital dos poemas “As borboletas”, de Vinícius de Moraes, e “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles; e a apreciação da música clássica “Primavera”, de Vivaldi. As atividades foram coordenadas pela professora de Literatura Liciane e pela professora regente Beatriz.



Como nascem os pintinhos? - atividade desenvolvida pela turma do 2º ano no mês de setembro.

A escola tem o dever de provocar nos educandos a curiosidade, levando os à pesquisa, experimentação, formulação de hipóteses e previsão de seus resultados através de investigações cientificas.
Os alunos do segundo ano despertaram a curiosidade em saber como nascem os pintinhos. A partir desta, surgiram indagações sobre:  como ocorre o processo de desenvolvimento do zigoto até o seu nascimento? Qual a diferença entre o ovo de granja e caipira? Quais as características e curiosidades da espécie? Onde vivem? Do que se alimentam? A atividade foi desenvolvida nas aulas da Professora Marcia Borsoi.

Passeio na comunidade observando tipos de aves.






Explorando a matemática - atividade desenvolvida pela turma do Pré no mês de setembro.

Descobrindo o universo dos números, o Pré explorou, juntamente com a professora Angela, o relógio, as horas, a rotina, a imaginação! Na confecção do relógio as crianças realizaram a sua pintura, recorte e colagem dos números a partir da observação da sequência numérica, e finalizou a atividade explorando as horas que fazem parte da nossa rotina diária na escola, escolhendo e representando no relógio as suas horas preferidas, principalmente a hora do parque (às 16:15)! 

Releitura da obra Morro de Favela, de Tarsila do Amaral - atividade desenvolvida pela turma do 4º ano no mês de setembro.


Morro de Favela, obra da pintora brasileira Tarsila do Amaral, faz parte da sua fase " Pau- Brasil", quando a artista mostra uma grande exuberância de cores em seu trabalho. Nessa época a população pobre foi obrigada a ceder seu lugar na cidade para a revitalização dos centros. Essas pessoas foram empurradas para os morros, vivendo ali como marginais, sem direito as benesses do progresso, presentes nas partes ricas da cidade. Apesar disso, a artista mostra a beleza, tranquilidade e harmonia. Foi realizado a releitura dessa obra descrevendo os elementos visuais, através do desenho e pintura com os alunos do quarto ano, em função do respeito às diferenças, seja de raças, classes sociais. A atividade faz parte da Atividade de aprendizagem realizada em conjunto com os professores do 4° ano. 





Da laranja quero um gomo - atividade desenvolvida pela turma do 5º ano no mês de setembro.


Atividade interdisciplinar desenvolvida pela turma do 5º ano no mês de setembro.


           Tendo em vista a laranja ser uma fruta da nossa região e costumeiramente ser usada no cardápio da escola e muito apreciada pelos alunos e professores, surgiu durante as refeições a curiosidade dos alunos do 5º ano, em saber quantos gomos têm uma laranja, quantas espécies existem e se todas as laranjas têm o mesmo número de gomos. O objetivo da atividade foi pesquisar a origem e história da laranja, valor nutricional, as espécies, as formas geométricas espaciais, seu uso em sucos e na culinária.


Egito antigo - atividade desenvolvida pela turma do 6º ano no mês de setembro.

O Egito Antigo tem muitas histórias fascinantes, suas crenças não eram concentradas apenas em seu cotidiano, mas também na perspectiva da vida após a morte. Crendo neste tema como seu principal ideal religioso, os egípcios utilizavam da arte para melhor expressarem suas ideias. Durante o embalsamento dos corpos de seus principais faraós, o sacerdote usava uma máscara de chacal, representando o rei Anúbis.  Outras máscaras, refletindo as imagens de outros deuses e deusas também foram utilizadas para preservar o rosto de seus faraós.
Quando as disciplinas de História e Arte se completam, o aprender se torna prazeroso e o sexto ano, após trabalhar os conteúdos sobre o Egito Antigo, nas aulas de História com a professora Verlaine Gauger, colocaram a mão na massa e confeccionaram as máscaras, dos deuses egípcios, com a professora Estelamar Buhringer.

Handebol - atividade desenvolvida pela turma do 7º ano no mês de setembro.

No mês de setembro os alunos do 7º ano realizaram a atividade de aprendizagem sobre o handebol, com o objetivo de vivenciar as regras, fundamentos, características e habilidades da modalidade nas aulas de educação física, com a professora Renata, como fator de desenvolvimento educacional, como veículo de formação física, intelectual e social, e como forma de melhor prepará-los para as competições (Oliejho). 
O handebol contribui de forma efetiva nas capacidades coordenativas dos seus praticantes, a percepção e conhecimento do próprio corpo e a percepção e estruturação espacial, inclusive ocasiona a aquisição das habilidades motoras fundamentais no processo de socialização do aluno, assim como o desenvolvimento das capacidades físicas. Outro fator destaque é que é um esporte importante no desenvolvimento da tomada de decisão, e no exercício do cumprimento de regras. 
A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral dos alunos, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas. O campo pedagógico do esporte cria obrigações, estimula a personalidade cognitiva e física, e oferece chances reais de integração social e o handebol que está incluído nesse processo pode servir como instrumento positivo dentro deste contexto importante para as aulas de educação física.


Trabalho seguro - atividade desenvolvida pela turma do 8º ano no mês de setembro.

A turma 8º Ano trabalhou, nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, da professora Leila, e Ensino Religioso, do Professor Joilson, o tema Trabalho Seguro. Os alunos tiveram acesso ao tema em questão através de textos expositivos, vídeos, dados estatísticos e pesquisas. A partir disso produziram redações, que participaram do concurso promovido por sindicatos e em parceria com diversas entidades de Joaçaba, e confeccionaram cartazes.
Com base no que foi trabalhado nas aulas da Professora Leila, segue o texto produzido pela aluna Sabrina Ficagna, que teve seu texto selecionado na escola, e que foi vencedora da categoria redação do 8º ano, sendo contemplada com um tablet e a publicação do seu texto no e-book da UNOESC. Em seguida, os cartazes que foram produzidos nas aulas do professor Joilson.

Continentes - atividade desenvolvida pela turma do 9º ano no mês de setembro.

         Nas aulas de Língua Inglesa, com a professora Liciane, realizamos uma pesquisa sobre os países, animais, montanhas, desertos, rios e lagos.
Depois da pesquisa concluída, a sala foi dividida em grupos, e cada grupo ficou responsável por representar através de desenho o mapa de um continente. Passamos então todas as informações coletadas para um cartaz.
           Eu adorei fazer este trabalho, pois além de aprendermos de uma forma diferenciada, tivemos a oportunidade de socializar com os colegas nosso aprendizado.


                                                                                                      Amanda – aluna do 9º ano.


quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Jornal Julieta - edição setembro.

EDITORIAL



OLÁ LEITORES!!

Nessa edição do jornal há muitas novidades, uma nova coluna das profissões, que conta um pouco sobre como cada uma funciona. Em inglês e espanhol, como se fala os dias da semana; em português, a diferença entre declamar e recitar poemas. Na coluna de curiosidades, selecionamos dez sobre os cavalos.
Um filme muito legal ‘A cegonha’, e um jogo de caminhões “Euro Truck Simulator 2”. Nas dicas de saúde, os cuidados com a nova estação, a Primavera, que chega esse mês. Confira uma ótima dica de livro e uma música do Daniel para refletirmos sobre felicidade, “Pra ser feliz”.
Nessa edição a receita é de paçoquinha, a mesma que o 9º ano vendeu, além dos alunos e desenho destaque do mês.
Agradecemos os vários recadinhos que enviaram, inclusive os da turma do Pré.

BOA LEITURA!!


Turma do 9º ano.


O meu pé de laranja lima - José Mauro de Vasconcelos




          O menino Zezé, filho de uma família muito pobre, cria um mundo de fantasia para se refugiar de uma realidade exterior áspera. Assim é que um pé de laranja-lima se torna seu confidente, a quem conta suas travessuras e dissabores. No hostil mundo adulto ele encontra amparo e afeto em algumas pessoas, sobretudo em Manuel Valadares, o Portuga, uma figura substituta do pai. A vida, porém, lhe ensina tudo cedo demais.

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Bullying - atividade desenvolvida pela turma do 4° ano no mês de agosto.

       Os alunos do 4º ano, juntamente com a professora Náyada, desenvolveram uma pesquisa sobre o Bullying e com os resultados obtidos criaram gráficos de diferentes tipos. A atividade teve o apoio da Professora Ana Paula, que trabalha com os mesmos a disciplina de Jogos Matemáticos. Após os gráficos ficarem prontos, foram realizadas a análise e interpretação dos dados obtidos.  A atividade desenvolvida faz parte da “Atividade de Aprendizagem” que vem sendo desenvolvida de maneira interdisciplinar.



quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Coletando sementes - atividade desenvolvida pela turma do 8º ano no mês de agosto.

Os alunos do 8º ano, acompanhados pela professora Leila, realizaram um passeio na casa da aluna Sabrina Ficagna, com o intuito de coletar sementes para a gincana e contribuir com a parceria da escola no Projeto Verde é vida, da Afubra. O passeio aconteceu no dia 15 de agosto, no período matutino. A turma se divertiu muito curtindo o ar puro do campo e trabalhou unida na coleta da semente de açoita-cavalo. O Sr. Antônio, avô da Sabrina, também colaborou com a coleta de sementes. O passeio foi muito produtivo e todos os alunos gostaram muito. Para finalizar, foi feita uma produção de texto relatando esse momento de descontração e aprendizado. A seguir, o texto produzido pelo aluno Andriel Ramos:

Passeio com a turma

Foi um dia bem legal, onde toda a turma colaborou  para que nosso passeio fosse muito alegre, mas principalmente teríamos que coletar sementes. O dia foi bem cansativo, mas valeu muito a pena, pois foi um dia em que todos os alunos trabalharam juntos, um ajudando ao outro, sem ocorrer nenhuma briga ou problema que a professora não conseguisse resolver.
Fomos no sítio do Seu Antônio, avô da Sabrina, aluna da nossa classe. Lá no sítio haviam várias árvores de açoita-cavalo, a tal semente que fomos coletar. Na ida da escola até lá, ganhamos carona até lá no Distrito Industrial, mas depois dali teríamos que ir caminhando até nosso destino. Já na volta de lá, tivemos que vir caminhando até a escola.

Depois daquele dia, todos os alunos começaram a ter um relacionamento melhor do que tinham antes. Espero que possamos ter mais dias como aquele, porque sinceramente foi show.